sábado, 9 de maio de 2009

A gastronomia local agradece

Recife é o 3° pólo gastronômico do país (sorte nossa). É no Espinheiro, no Pina, na Madalena, em Casa Forte, em Boa Viagem, e outros bairros é que se concentram a maioria dos restaurantes da cidade, sem contar os Mercados Públicos que nós temos.

É caranguejo, guaiamum, camarão, lagosta, lula, marisco, sururu. Carne de sol, macaxeira com charque, picanha, espetinho, bode guizado e assado, linguiça (é, sem trema) toscana e calabresa. Caldinhos, sopas, batata frita, bolinho de queijo, coxinha, empara de camarão, de frango, pastel, croissant, bolinho de bacalhau. Yakissoba, tempurá, sashimi, temaki, sushi, niguiri, chop suey. Pastel de nata, torta de chocolate, pavê sonho de valsa, docinho de limão.

Ah, nem tem como escrever toda a riqueza e variedade gastronômica da cidade. Ainda bem que ao longo do ano a gente vê festivais gastronômicos, um atrás do outro. Como futura turismóloga, me orgulhar ver que algo tá sendo feito com relação a isso.

Coisas que me deixam feliz é saber que, durante o mês de maio inteiro, tá rolando o 4° Festival Gastronômico Brasil Sabor, em vários restaurantes da cidade, e de outros municípios (vide
http://brasilsabor.com.br/festival/cidades/exibir/113.html). Mas será que a população sabe disso? alguém aí que por acaso leia isso aqui, alguém já viu a divulgação do projeto? Isso é um caso a se pensar.

Outra coisa legal que começou a rolar a partir de ontem e vai até o dia 31/05 foi o 3° Circuito Comedoria de Mercado (aí sim, um projeto que valoriza as coisas simples e gostosas do nosso dia-a-dia, como comer uma macaxeira com carne de sol no Mercado da Madalena, bem cedinho.) Esse projeto acontece nos principais mercados públicos do Recife: Mercado da Encruzilhada, Mercado do Cordeiro, Mercado da Boa Vista e Mercado da Madalena. Nas sextas e sábados, a partir do meio dia tem sempre uma atração cultural.

Isso tudo é nosso, e tem que ser valorizado sempre!

Um comentário: